segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Requisitos Gerais Para Assistente ou Comissários de Bordo

Os requisitos aqui referidos são apenas tópicos de ordem geral, que podem ajudar possíveis interessados na Profissão de Tripulante de Cabine a conhecê-la melhor, mas não podem ser identificados com nenhuma Companhia Aérea em particular e não substituem os que, a cada momento, possam ser exigidos por alguma Companhia Aérea para algum concurso.

Os candidatos a Comissário de Bordo (C/B) e a Assistente de Bordo (A/B), devem ser indivíduos que reúnam principalmente uma boa aparência, uma boa saúde, uma boa capacidade de comunicação, sendo extremamente importante também que tenham uma boa dose de bom senso e autodomínio, para deles se poderem valer em situações de emergência.
Aliado a esses fatores, exige-se igualmente que detenham um mínimo de habilitações literárias ao nível do 2º grau e uma boa fluência de Inglês e Francês, sendo preferencial a fluência em outros idiomas, como por exemplo, Espanhol, Alemão, Italiano, entre outros.

A idade limite pedida pelas Companhias Aéreas varia, normalmente, entre os 25 e os 29 anos, salvo os elementos qualificadores e com experiência profissional, tendo cada Companhia as suas próprias regras. Existem também mínimos e máximos de altura que dependem do equipamento (tipo de avião) a voar e que variam de Empresa para Empresa.

1. Boa aparência - Não é necessário ser o mais deslumbrante nem o mais atraente, mas sim parecer e sentir-se no seu melhor. Uma aparência geral é conseguida pela inter-relação de muitos fatores. A imagem que o candidato deve apresentar, deverá ser a soma de todas as características físicas, movimentos de corpo e da sua atitude mental. É preciso não esquecer que o C/B ou A/B, desempenha um papel vital no seu trabalho. A sua aparência é julgada por muitas pessoas como um reflexo da companhia e também da sua atitude para com o seu trabalho. As Companhias Aéreas têm muito orgulho na aparência do seu PNC (Pessoal Navegante de Cabine), de modo que cabe a cada um escolher um estilo de aparência que esteja de acordo com o que lhe ficará natural.

2. Boa Saúde - O candidato a C/B ou A/B tem de ser bastante saudável, pois vai trabalhar num ambiente onde o ar é mais rarefeito do que aquele a que está habituado. O PNC trabalha num meio onde os efeitos do ruído, vibração, calor, frio, forças de aceleração e alterações de pressão atmosférica estão bem presentes e, como o elemento humano é a mais flexível, adaptável e valiosa parte do sistema da aviação, mas é também o mais vulnerável a influências que podem afetar adversamente a sua performance. A Medicina Aeronáutica é uma das áreas mais exigentes na seleção do PNC. Quer isto dizer que o candidato a C/B ou A/B vai ser alvo, durante toda a sua vida profissional, a rigorosos exames médicos. Deve, pois ter todo o cuidado com a sua saúde. Ter bons hábitos alimentares, bons hábitos de sono, abster-se de fumar e ingerir bebidas alcoólicas, enfim, tomar todas as providências para que mantenha um elevado índice de saúde.

3. Boa Capacidade de Comunicação - Como é óbvio o candidato deve ser dotado de uma elevada capacidade de comunicação verbal e gestual. O Tripulante de Cabine trabalha em equipe e está constantemente se comunicando com todos os passageiros de modo a prestar-lhes a mais elevada assistência possível. Deste modo deve ser dotado de um perfil psicológico que lhe garanta a transmissão interpessoal de idéias, sentimentos e atitudes que possibilitem e assegurem a dinâmica grupal e social. A capacidade de se comunicar gestualmente é da mais elevada importância, especialmente em casos de emergência, pois usando processos empáticos e eventualmente traduzíveis através de movimentos expressáveis, precede, modela e codifica a comunicação verbal.

4. Bom Senso e Autodomínio - Um Candidato a Tripulante de Cabine vai ser treinado para identificar situações de risco e agir face ao perigo de uma forma determinada e profissional. Embora as tarefas relacionadas com a assistência a passageiros sejam normalmente as mais reconhecidas pelo público, estas são relegadas para um plano secundário quando comparadas com a responsabilidade que cai sobre os ombros de um Tripulante de Cabine numa situação em que a sobrevivência dos ocupantes do avião corre iminente perigo. Deste modo necessita o mesmo de ser dotado de uma grande capacidade de autodomínio para manter a liderança em situações de modo a evitar o pânico generalizado. Deve fazer uso do seu bom senso para através de uma boa observação e aquisição de fatos para julgar pelo melhor, decidir da melhor forma e atuar da melhor maneira.

5. Habilitações Literárias - O mínimo exigido pela maior parte das Companhias Aéreas brasileiras é o 2º grau de escolaridade em qualquer área. O domínio oral das línguas Francesa e Inglesa é fator eliminatório no processo de seleção. Atendendo à grande concorrência atual no mercado de trabalho, são óbvio que a maior parte das Companhias Aéreas está cada vez mais dando prioridade aos candidatos que apresentem Bacharelatos / Licenciaturas nos cursos de Relações Internacionais, Gestão Hoteleira, Turismo, Línguas e todos os demais diretamente relacionados com Marketing e Gestão de Recursos Humanos.

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